segunda-feira, 31 de maio de 2010

Obrigações de um Coroinha

  1. Busque chegar a Santa Celebração da Missa com pelo menos 30(trinta) minutos de antecedência;
  2. Ao chegar, antes de cumprimentar os amigos, de colocar a conversa em dia, vá louvar e adorar o Nossa Senhor Jesus Cristo, presença viva na Eucaristia, que está te esperando no Santíssimo. Lembre-se, a Missa acontece na Igreja não em um clube social ou em uma praça.
  3. Para que tudo ocorra bem, devemos nos preparar. Assim, desde sua chegada, veja se há caixas de fósforos na Sacristia; veja se as velas então com a cor litúrgica do dia; estude o folheto da Missa, veja se haverá o ato penitencial tradicional ou se haverá aspersão. Fique atento a tudo. “Orai e vigiai para não cairdes em tentação”.
  4. Com o inicio da Santa Missa, não se preocupe com a assembléia, com o banheiro, com as sacristias, com seu passeio ao final as Missa. Se preocupe tão somente, com sua fé, oração e o serviço a qual você foi escolhida por Deus a realizar. Não brinque com as coisas de Deus, pois Ele não brinca com as suas. Ama-te tanto que deu sua vida em uma cruz por ti. Assim, cante e reze sem medo de altar a sua voz para glorificar a Deus.
  5. A procissão de Entrada, teremos a Cruz a frente, com as velas atrás, juntamente com os demais coroinhas. Chegando ao Altar, o coroinha que estiver com a Cruz a colocará em seu suporte, virando o crucifixo para a Mesa, e sentará ao lado do Padre (lado esquerdo-lado dos ministros da Eucaristia)
  6. O Padre fará a acolhida e a oração inicial. Enquanto a assembléia responde: “Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo”, o coroinha que entrou com a Cruz, ficará de frente com o Padre, segurando a pasta onde está o folheto, para que o Padre faça a Oração. Terminada a oração, com inicio do canto de perdão, o coroinha volta para o seu lugar.
  7. Ao final do Hino de Louvor, o Coroinha responsável pelo Missal, o abrirá, e fica pronto para levá-lo ao Padre, no momento em que for dito “Oremos”. O coroinha só retornará ao seu lugar, ao final da oração, quando a assembléia disser: “Amem”
  8. Muita atenção na literatura da Palavra, pois neste momento Deus que nos fala. No momento da aclamação do Evangelho, o coroinha, como de costume, retira da Mesa da Palavra o Lecionário e o entrega uma das sacristãs.
  9. Na seqüência natural da Santa Missa, teremos a leitura do Santo Evangelho, Homilia, Profissão de fé e Oração da Assembléia. Ao final desta, quando o Padre conclui-la iniciará a Preparação das ofertas.
  10. Não é necessário esperar o comentário da preparação das ofertas, ou o ministério de musica começar a tocar para que o coroinha sirva. Acabou a Oração da Assembléia, um coroinha, imediatamente, leva o Missal para o Altar. Enquanto isso, um outro coroinha leva o Cálice com os demais paramentos litúrgicos, como o Corporal, Sanguinho, Pala. Pronto, o Padre já começa a preparação. Os coroinhas levam os demais objetos, tais como, Patena e as âmbulas que estiverem na Credencia.
  11. Enquanto os coroinhas levam os objetos para o Altar, outros dois já se preparam com as galhetas, levando imediatamente ao Padre. Nesse momento, em que o vinho e a água se misturam, os demais ficam prontos para o lavabo. Os coroinhas têm como missão na Santa Missa servir o Padre. Assim, para que seu serviço faça sentido, o Padre não pode ficar esperando.
  12. Seguindo a Santa Missa, teremos a Oração Eucarística. Um ponto a destacar, o momento do sino. A primeira vez, apenas um leve toque. A segunda e a terceira, a vontade, inicia-se após o Padre elevar a Hóstia e o Cálice.
  13. Antes da Comunhão, retira as tampas das âmbulas da Mesa do Altar, levando-as imediatamente após a saída do Padre para a Comunhão, do mesmo modo, um outro coroinha, retira o Missal. Após a Comunhão, em quanto os outros vão retirando os objetos já purificados do Altar, um fica pronto com a galheta com água.
  14. Ao final, cada coroinha vai para o seu lugar. Se o Padre sentar todos sentam, se o Padre ficar de Pé, todos ficam em pé. O Coroinha responsável pelo Missal, leva aberto, quando o Padre rezar “Oremos”, retornado ao seu lugar, ao final da oração, quando a assembléia disser “Amem”. Se Houver Benção Solene, o coroinha levará novamente o Missal para o Padre, no momento em que for dito: “O Senhor esteja convosco”.
  15. Após a Benção Final, o coroinha que ficou ao lado esquerdo do Padre (lado dos Ministros) sairá pelo mesmo lado, pegará a Cruz e descerá, vindo atrás às velas e os demais coroinhas.

Obs: A reverência só será feita diante do Padre. Todo vez que o Coroinha cruzar a frente do Sacerdote faz a vênia.

Quando os ministros da Eucaristia Passar pelos coroinhas com a Âmbula, far-se-à o a reverência ao Nosso Senhor Jesus Cristo, vivo na Eucaristia.

No momento da Benção Final, Inclina_se o corpo e estende-se a mão para recebe-la.

O Coroinha só tira a sua túnica após o término da Missa. É proibido coroinha sair do Altar para tomar água e ir ao banheiro. Postura e silêncio serão cobrados de todos.

Amém!

13 comentários:

  1. Muito bom o blog de vocês, a Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  2. parabens gostei do que escreveram e assim vou saber como devo fazer na missa obrigado...

    ResponderExcluir
  3. Muito bom; gostei bastante assim irei saber o que fazer nas missas.

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Vai me ajudar bastante nas missas. Que Deus abençoe vocês!

    ResponderExcluir
  5. Adorei eu que sou coroinha não sabia de algumas coisas e com este site aprendi muitas coisas a respeito do momento da atuacao ,obrigada.

    ResponderExcluir
  6. ameiii essa pagina viuu

    ResponderExcluir
  7. muito boa essa pagina, tirei muitas duvidas para ensinar a minha filha que esta preparando para ser uma coroinha. obrigada.

    ResponderExcluir
  8. muito bom,sirvo muito bem ao altar do senhor!

    ResponderExcluir
  9. muito bom para mim que estou fazendo formação para coroinha me ajudou muito, obrigado DEUS abençoe . Amém.

    ResponderExcluir
  10. Bom disso eu já sei :) Sou um coroinha :3

    Acima disso devemos respeitar os nossos colegas e os Freis e Padres !

    ResponderExcluir
  11. Em que momento agente fica de pé ?
    e em q momento agente fica sentado
    em que momento agente fica ajoelhado
    em que momento agente prostar-se
    em q momento agente faz a genuflexao
    em q momento agente faz a inclinaçao,e a procissao , e as quando agente levanta as maos e quando agente se levanta e quando agente fica com as maos juntas e em q momento agente fica em silencio ?
    RESPOSTA URGENTE ME RESPONDEM

    ResponderExcluir