domingo, 27 de fevereiro de 2011

SANTIFICAÇÃO DO SÁBADO OU DOMINGO

OBJEÇÃO: A Bíblia ordena (Ex 20,8s): "Lembra-te de santificar o dia de Sábado". Por que, então, os católicos guardam o Domingo?

RESPOSTA: Em Mc 2, 27-28 afirma Jesus: "O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado. Por isso o Filho do Homem é Senhor também do sábado." Sendo, pois, Senhor do sábado, Jesus transferiu a santificação deste dia para o Domingo, o dia da sua Ressurreição e da vinda do Espírito Santo à Igreja da Nova e Eterna Aliança, como o atesta toda a tradição cristã. (Mc 16,9 e At 2,1)

Provas indiretas da santificação do Domingo já no tempo dos Apóstolos achamos em At 20,7: "No primeiro dia da semana (domingo), estando nós reunidos para a fração do pão (santa missa) Paulo falava”.

Em I Cor 16,2: "No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte”.

No último livro da Bíblia, no Ap 1, 10 São João Evangelista já usa a nova denominação cristã, "Domingo" "Dia do Senhor", em lugar do judaico "primeiro dia da semana", ou do romano "dia do sol", testemunhando de que já naquela época os cristãos celebravam este dia, chamando-o de "Dia do Senhor Ressuscitado".

Quase todos os biblistas estão de acordo com os cientistas, de que os sete dias bíblicos da criação, não eram 7 dias de 24 horas, mas 7 dias, épocas, de milhares de anos. E não existe povo ou cultura, que possa historicamente provar, qual dia da nossa semana era o 1° dia. O "sábado" bíblico, na língua hebraica, está relacionado com "descanso" e com "sétimo" dia. Daí a intenção do Autor da Bíblia era: ordenar à humanidade que trabalhasse durante seis dias e descansasse no sétimo, dedicando-o em sua honra. Por isso a Igreja Católica respeita os muçulmanos que celebram "o sétimo do descanso" na nossa Sexta-feira; como também os judeus que o celebram no sábado. Enquanto os cristãos, desde primeiro século, escolheram para o dia do descanso, o dia histórico de domingo, o dia da nova criação em honra do "novo Adão, Ressuscitado" Jesus Cristo.
Livro A Fé verdadeira
Para todo lar Cristão

Nenhum comentário:

Postar um comentário