quarta-feira, 9 de março de 2011

Quaresma: penitência ou regime?

Muitas passoas, durante a Quaresma, decidem não comer chocolate durante 40 dias como uma forma de "penitência" e no domingo de Páscoa quase morrem de indigestão de tantos ovos de chocolate que consomem. A grande maioria diz aproveitar essa época para fazer um "regime", pois somente assim conseguem ficar longe dessa tentação chamada "chocolate". Mas vamos refletir melhor sobre qual o sentido da penitência quaresmal: fazer com que, depois desse período de abstinência, tenha ocorrido alguma mudança em você.

De que adiante ficar 40 dias sem comer um alimento, se deopis ele será consumido em dobro? O que mudou em você? Apenas a contagem regressiva para chegar no domingo e poder comer os famosos ovos da Páscoa, certo? Que tal este ano rever o foco da penitência e fazer com que uma mudança de comportamento alimentar durante a Quaresma venha a trazer benefícios para sua sáude e consequentemente psíquica e espiritual?

A Quaresma se inicia na Quarta-Feira de Cinzas e termina na Quinta-Feira Santa pela manhã, e a Igreja propõe o jejum como principal forma de scrifício, mas também como uma maneira de educar-se para nos fazer entender que o ser humano precisa mais de Deus do que de comida.

DRA. GISELA SAVIOLO

Nenhum comentário:

Postar um comentário