quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Inveja

Inveja é um sentimento de aversão ao que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materias como qualidades inerentes ao ser)e de tirar essa mesma coisa da pessoa, fazendo com que ela fique sem. É um sentimento gerado pelo egoismo e pelasoberba de querer ser maior e melhor que todos, não podendo suportar que outrem seja melhor.

A origem latina da palavra inveja é "invidere" que significa "não ver". Com o tempo essa definição foi perdendo o sentido e começado a ser usado ao lado da palavra cobiça, que culminou, então, no sentido que temos hoje.

Os indivíduos disputam poder, riquezas e status, aqueles que possuem tais atributos sofrem do sentimento da inveja alheia dos que não possuem, que almejariam ter tais atributos. Isso em psicologia é denominado formação reativa: que é um mecanismo de defesa dos mais "fracos" contra os mais "fortes".

Não devemos ter inveja de uma pessoa, diante de Deus ela é igual á você ou até pior que você.

“1 Feliz o homem que não pecou pelas suas palavras, e que não é atormentado pelo remorso do pecado.

2 Feliz aquele cuja alma não está triste e que não está privado de esperança!

3 Para o homem avarento e cúpido a riqueza é inútil; para que serve o ouro ao homem invejoso?

4 Quem acumula injustamente, com prejuízo da vida, acumula para outros, e outro há de vir que esbanjará esses bens na devassidão.

5 Para quem será bom aquele que é mau para si mesmo? Não terá nenhuma satisfação em seus bens.

6 Nada é pior do que aquele que é avaro consigo mesmo: eis aí o verdadeiro salário de sua maldade.

7 Se ele fizer algum bem, é inconscientemente, a seu pesar, e acaba desvendando a sua maldade.

8 O olhar do invejoso é mau; ele desvia o rosto e despreza sua alma.

9 O olhar do avarento é insaciável a respeito da iniqüidade, só ficará satisfeito quando tiver ressecado e consumido a sua alma.

10 O olhar maldoso só leva ao mal; não será saciado com pão, mas será pobre e triste em sua própria mesa.“ (Eclo 14; 1:10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário