sexta-feira, 21 de maio de 2010

SANTIDADE

Quando fui convidado para dar uma palavrinha a você caro (a) amigo (a) que acompanha este blog, pensei o que estar escrevendo, uma vez que tinha a liberdade de escolha.
Pensei! Que tal refletir sobre a santidade, que na verdade é um convite de Deus para toda humanidade. Além de que nosso amado Papa João Paulo II escreve: “Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras do mundo; mas que não sejam mundanas”.

Buscar a Santidade na sociedade contemporânea é desafiador a todos principalmente á juventude. O mundo nos oferece tantas coisas que ás vezes nos ofusca; abre-se diante de nós um leque imensurável de “diversões” e estas nas maiorias das vezes nos induzem ao pecado. O que fazer, é que sempre estamos nos perguntando. O que não podemos é ficar apáticos diante a tudo isso, ou nos colocarmos em uma redoma de vidro de modo que esteja livre de todas as causas de pecado. Precisamos de sabedoria, de discernimento em todas as nossas ações por mais insignificantes que pareçam ser.

Devemos ser testemunho onde quer que estejamos. São Paulo ao escrever á comunidade de Corinto ele diz: “Tudo é permitido, mas nem tudo é oportuno. Tudo é permitido, mas nem tudo edifica.” (I Coríntios 10, 23), veja quanta sabedoria e a grandiosidade deste ensinamento, tudo me é permitido, mas nem tudo me convêm, a necessidade que tenho de nas minhas ações estar tomando consciência que diante de certas situações sou livre para decidir o que fazer, mas que tudo tem um preço, normalmente a decisão que eu tomar a responsabilidade é minha. Não podemos confundir as coisas, pra muitos santidade virou fanatismo, pra outros, liberdade, é fazer o que bem quiser; isso é libertinagem. Devemos buscar sempre o ponto de equilíbrio, lembrar sempre que somos criados a imagem e semelhança de Deus, é a Ele que devemos testemunhar sempre.

Não tenha medo de fazer uma retrospectiva de sua vida, se acaso a santidade te parece tão distante, mude de vida, a hora é agora. Não vire as costas para esta grande proposta de Deus.

Que Deus te abençoe e fortaleça sempre!

Pe. José Sérgio de Lima, CR

Nenhum comentário:

Postar um comentário